quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sérum de vitamina C caseiro – Vamos combater as Estrias

Como sabem a vitamina C é essencial à produção de colagénio, e não é possível obter-se altas concentrações na pele apenas ingerindo-a oralmente. Daí a necessidade e a utilidade de um sérum caseiro, que pode e deve ser empregado não apenas no tratamento de estrias, mas em qualquer rotina de cuidados gerais com a pele.


Alguns dos benefícios da Vitamina C para a pele são:



· Antioxidante potente que especialmente protege contra os danos causados pelos raios Ultra Violeta do sol.

· Reduz a perda de água e aumenta a hidratação da pele.

· Promove a produção de colagénio e aumenta a espessura da derme.

· Reduz inflamação.

· Ácido ascórbico (vitamina c) em níveis de 5% e acima tem um efeito positivo na hiperpigmentação da pele, pois diminui a produção de melanina e clareia a pele.
· Melhora a aparência dos poros e rugas.
· Aumenta a eficácia de peelings, microdermabrasão, exfoliação e tratamento com dermarroller,

Existem vários sérums de Vitamina C (ácido ascórbico) no mercado, no entanto, além de caros, a Vitamina C oxida muito rápido e os sérums não devem ser usados por muito tempo. Ao oxidar Vitamina C aumenta a produção de radicais livres na pele e causando envelhecimento precoce. Por isso, dermatologistas recomendam que se misture o sérum de Vitamina C em casa em pequenas quantidades para que ele seja mais eficaz. 

Como Fazer Sérum de Vitamina C em casa?

Vamos precisar de:
  • Comprimidos de Vitamina C de 500mg ou Vitamina C em pó
  • Água de rosas ou água destilada
  • Glicerina
  • Vitamina E (opcional)
  • Colher de plástico (daquelas descartáveis)
  • Taça de plástico ou cerâmica
  • Frasco pequeno de vidro ou plástico escuro
IMPORTANTE: Não usem nada de metal para evitar que a Vitamina C oxide

Na taça misturem 3 colheres (10 ml) de água de rosas ou água destilada com 2 comprimidos de Vitamina C (500 mg cada). Desfaz-se os comprimidos com a colher e mexe-se bem para que eles se dissolvam.

Acrescentem meia colher de glicerina, que hidrata a pele e faz com que a Vitamina C não oxide tão rápido. Por fim acrescentem 2 ou 3 gotas de Vitamina E (opcional). 

Guarda-se a mistura num frasco de preferência de vidro escuro e n um lugar fechado e sem luz. A vitamina C é sensível à luz, e por isso dever mantida num frasco escuro; Misturada com água, a Vitamina C oxida-se facilmente, razão pela qual o frasco deve ter uma tampa capaz de vedar a entrada de ar;

Como usar o Sérum de Vitamina C?

Usem o sérum duas vezes por dia, aplica-se com um algodão e não precisam passar por água. O produto pode –se usar durante 1 semana e depois faz-se outra mistura fresca. O sérum deve ser usado antes do hidratante e protetor solar, pois pelo fato ser hidrossolúvel, a vitamina C deve ser aplicada sobre a pele limpa e antes de qualquer produto oleoso, que impedirá a sua absorção.

O sérum da receita contém Vitamina C a 15%. Peles mais sensíveis podem usar apenas 1 tablete de vitamina C. É normal que a pele arda um pouco logo após a aplicação, como tal, devido ao risco de provocar esta ardência se usado logo após a esfoliação da pele ou outra forma de agressão superficial, deve-se aumentar progressivamente a concentração, para que se possa testar a tolerância à sensação.

Pelo fato de ser sensível à luz, a vitamina C deve ser aplicada à noite.

A meia vida da vitamina C na pele é de 4 dias. Exemplo: Se houver 200 mg de Vit. C na pele, após 4 dias este valor será reduzido para 100mg; depois de mais 4 dias, 50 mg, e assim sucessivamente. Por isso, basta aplicá-la a cada 3 dias.

Nos três dias anteriores a uma agressão profunda (como o laser ou o dermaroller de 1,5mm), convém aplicá-la consecutivamente, para assegurar a concentração máxima;Idealmente, a vitamina C deve ser aplicada também após uma agressão superficial da pele (como a esfoliação), que aumentará a sua absorção.

Podem verificar um filme exemplificativo em:


O sérum de Vitamina C caseiro não sai caro e é essencial para uma pele saudável e um grande aliado no combate às estrias. Pode ser usado associado ao dermarroller, mas falarei nisso num proximo post.

Espero que tenham gostado e seja útil.

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário